Dia Nacional do Combate ao Câncer: 12 Dicas de Prevenção contra a Doença - Blog - Hospital Vera Cruz

30/11/2022

Dia Nacional do Combate ao Câncer: 12 Dicas de Prevenção contra a Doença

Existem ações e hábitos que podem ser adotados a fim de reduzir o risco de aparecimento de câncer. Conheça essas estratégias aqui!

 

Esta semana comemoramos o Dia Nacional do Combate ao Câncer, uma data criada há mais de 30 anos pelo governo federal e lembrada anualmente com a divulgação de materiais sobre a importância da prevenção da doença.

‘Câncer’ é um termo que engloba mais de 100 doenças bastante distintas, algumas delas mais bem compreendidas, outras ainda envoltas em dúvidas. Essa ampla variedade significa que o câncer é uma doença extremamente complexa, com causas e tratamentos que variam de tipo a tipo, de pessoa a pessoa. Todavia, há um acúmulo de evidências de que há, sim, alguns hábitos que podem ser seguidos por todos para reduzir as chances de aparecimento da doença.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas há hábitos que você pode adotar para se PREVENIR contra diversos tipos de cânceres.

O assunto hoje, portanto, é prevenção. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, “entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas” [1]. “As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer”, afirma o Instituto. Por isso, ele criou uma lista com 12 dicas [2] de prevenção, que comentamos a seguir. O Blog do Hospital Vera Cruz organizou-as em 06 seções, trazendo atualizações médicas e científicas sobre elas.

Blog Hospital Vera Cruz - Dia de Combate ao Cancer - Capa

 

Como prevenir o câncer? 12 dicas para reduzir as chances da doença

 

Dicas relacionadas a…

HÁBITOS DE VIDA

 

Os benefícios da prática de esportes

Todo mundo sabe que ser ativo faz bem à saúde, mas você sabia que ajuda também a prevenir diversos tipos de câncer?

Grandes estudos realizados nos últimos anos mostraram uma redução significativa nos riscos de aparecimento de câncer de estômago, esôfago, endométrio, cólon, mama, bexiga e dos rins [3] em quem praticava atividades físicas regulares. Os números variavam de cerca de 10 a 25% de redução de riscos.

Acredita-se que a atividade física ajuda na proteção contra o câncer ao reduzir processos inflamatórios, melhorar as funções do sistema imune, ajudar a manter o peso sob controle (saiba mais sobre este ponto a seguir) e melhorar o metabolismo de açúcares e da insulina, dentre diversos outros benefícios diretos e indiretos à saúde.

 

Tomar sol é ótimo, mas exige cuidados

Tomar sol faz bem, estimula o corpo, favorece a produção de vitamina D. Todavia, precauções precisam ser tomadas. Os índices de câncer de pele têm aumentado muito nos últimos anos – alguns estudos apontam um aumento anual de 10% no número de casos. Proteção e conscientização, portanto, são fundamentais.

A dica é jamais tomar sol sem protetor solar (e passar uma quantidade suficiente de protetor, o que muitas pessoas não fazem), evitar o período das 10h às 16h e utilizar proteção sempre que possível. Se a pele ficar vermelha e irritada, é um sinal de que sua proteção precisa aumentar, seja por meio de bloqueadores mais eficientes, seja reduzindo o tempo de exposição.

Blog Hospital Vera Cruz - Dia de Combate ao Cancer - Cancer de Pele - Protecao

 


 

Dicas relacionadas a…

CIGARRO, ÁLCOOL E RISCOS DE CÂNCER

 

Evite fumar

Esta é uma das dicas de prevenção mais importantes. Há décadas, as evidências da enorme influência negativa do cigarro na saúde se acumulam. E, hoje, já não há mais dúvidas sobre os efeitos do cigarro no desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como o de pulmão, da cavidade oral, da laringe, faringe e do esôfago. Estima-se, por exemplo, que 09 entre 10 mortes causadas por câncer de pulmão são decorrentes do cigarro [4].

Um cigarro aceso libera mais de 7.000 compostos e substâncias químicas no ambiente – e para dentro de quem fuma, além dos pulmões das pessoas ao redor. Dessas substâncias, centenas são reconhecidamente danosas à saúde, e pelo menos 65 são fortemente associadas ao câncer.

A boa notícia é que parar de fumar reduz os riscos de surgir câncer, mas isso precisa acontecer o quanto antes. De acordo com o CDC [5], os riscos de câncer de boca/garganta caem 50% após 05-10 anos sem fumar; após 10-15 anos sem cigarro, as chances de câncer de pulmão também são reduzidas pela metade.

Uma breve história da luta contra o fumo: da regra à exceção

 

Cuidado com o álcool

O consumo de álcool é correlacionado a um aumento nos riscos do surgimento de câncer de boca, garganta (faringe/laringe), esôfago, fígado, cólon, reto e de mama.

Além disso, não é incomum a associação de álcool com cigarro, e esta é uma combinação perigosíssima: há evidências de que o álcool ‘ajuda’ os componentes nocivos do cigarro a entrar nas células, causando ainda mais danos, além de reduzir a capacidade do corpo de reparar os estragos internos gerados pelo cigarro.

 


 

Dicas relacionadas à…

ALIMENTAÇÃO

 

Prefira uma alimentação saudável

“Alimentação saudável” é um termo bastante discutido na mídia, porém muitas pessoas não sabem direito o que ele realmente significa. Discussões à parte, uma boa alimentação – e que protege o corpo de diversas doenças, incluindo o câncer – certamente envolve pelo menos 02 fatores: ingerir regularmente alimentos de origem vegetal e evitar os ultraprocessados.

Blog Hospital Vera Cruz - Dia de Combate ao Câncer - Câncer e Alimentacao

Alimentos de origem vegetal e que devem estar diariamente na dieta incluem: legumes, frutas, cereais (especialmente os integrais) e leguminosas. Um bom prato de arroz (integral!) e feijão, com uma fruta de sobremesa, é um ótimo exemplo de como incluir ingredientes saudáveis no dia a dia.

Alimentos ultraprocessados são os alimentos industrializados que podem ser comprados no supermercado, seja para consumo imediato, seja para serem ingeridos após aquecimento. Em quase todos os casos, eles possuem diversos aditivos para torná-los mais saborosos, ao mesmo tempo em que trazem malefícios à saúde se forem consumidos constantemente. Basta checar, por exemplo, as quantidades de açúcares e gorduras nas embalagens desses alimentos para perceber o quanto são ‘aditivados’: uma única latinha de refrigerante possui mais açúcar (37g) do que a Organização Mundial de Saúde atualmente recomenda que seja consumido por um adulto em 01 dia inteiro (cerca de 25g) [6].

 

Carnes processadas não são muito boas à saúde…

Falamos logo acima sobre os alimentos ultraprocessados no geral. Mas, explicitamente, as dicas do INCA sugerem uma diminuição no consumo de carnes processadas, uma vez que elas são adicionadas de nitritos e nitratos como conservantes, e estas substâncias foram relacionadas ao surgimento de alguns tipos de câncer, como de intestino, como os de cólon e do reto.

Exemplos de carnes processadas são os ‘frios’, como presuntos, salame, mortadela, peito de peru etc, assim como os ‘embutidos’, como salsichas e linguiças.

Blog Hospital Vera Cruz - Dia de Combate ao Cancer - Alimentos Processados

 

Desafiante, mas vale a pena: mantenha o peso sob controle

Ainda falando sobre alimentação, outra dica valiosíssima é evitar o sobrepeso. Você sabia que ter sobrepeso ou obesidade aumenta os riscos para 13 tipos diferentes de câncer?

No caso, os riscos são maiores de desenvolvimento de câncer na tireoide, no esôfago, de mama, no fígado, na vesícula biliar, no pâncreas, no estômago, no cólon e no reto, nos rins, no útero e nos ovários, além de meningioma (um tipo de câncer no cérebro) e mieloma múltiplo. Combinados, esses cânceres correspondem a 40% dos diagnósticos nos Estados Unidos, de acordo com o CDC [7], e alguns são bastante perigosos.

Estudos apontam que os riscos aumentam com o tanto de peso extra que a pessoa carrega, assim como pelo tempo em que o sobrepeso persiste. Todavia, os riscos diminuem muito quando o peso é reduzido e se mantém sob controle – e isso reforça a importância da prática de exercícios físicos regulares e de se seguir uma dieta equilibrada, como mencionado acima.

 


 

Dicas relacionadas à…

SAÚDE DA MULHER & O CÂNCER

 

Amamente!

A amamentação é um momento de imenso carinho entre mãe e filho. Mais do que isso, é um ato de saúde, que melhora as perspectivas tanto da criança quanto da mãe.

Os benefícios à saúde da mãe parecem estar ligados ao tempo de amamentação: quanto mais meses amamentando, maior a proteção contra diversas doenças no futuro. Amamentar ao menos por 02 anos está relacionado aos maiores benefícios. Dentre eles, proteção contra alguns tipos de câncer (como o de mama e o de ovário), diabetes tipo 2, pressão alta e esclerose múltipla.

Mulheres que amamentaram os filhos, mesmo que muitas décadas atrás, ainda demonstram riscos menores de desenvolver certas doenças na terceira idade, incluindo o câncer.

Aleitamento Materno: quais são os benefícios para os bebês (e para as mamães)?

 

Exames preventivos de câncer do colo do útero

Vamos repetir essa mesma dica logo mais abaixo, quando falarmos sobre o HPV. Então perceba como ela é importante.

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal, e excetuando-se o câncer de pele não melanoma), e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil [8]. Todavia, a prevenção é possível.

As alterações nas células e que indicam a doença podem ser identificadas com facilidade pelo exame conhecido como ‘papanicolau’, e quanto mais cedo forem encontradas, maiores são as chances de cura (que são altíssimas hoje em dia). Por isso, é fundamental que mulheres entre 25 a 64 anos realizem o exame preventivo a cada três anos.

Dia da(o) Ginecologista: uma das especialidades mais importantes da Medicina

 


 

Dicas relacionadas à…

VACINAÇÃO COMO PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER

 

Vacine-se contra a hepatite B

Esta e a próxima dica tem a ver com vacinas. A hepatite B, doença causada por um vírus e que ainda não tem cura, está fortemente relacionada ao câncer de fígado. Felizmente, há vacinas que protegem o corpo contra esse vírus – disponíveis gratuitamente na rede pública, inclusive, para pessoas de todas as idades.

 

Vacine-se também contra o HPV

O HPV é uma das infecções mais frequentes, causadas por um grupo de mais de 100 vírus conhecidos. Hoje, sabe-se que o HPV aumenta os riscos de câncer do colo de útero. O Ministério da Saúde indica que meninas de 09 a 14 devem ser vacinadas contra o HPV, assim como meninos de 11 a 14 anos.

Além disso, como dissemos acima, a partir dos 25 anos, mulheres devem realizar o exame preventivo (o “papanicolau”) do colo do útero a cada 03 anos, uma vez que a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

 


 

Dicas relacionadas ao..

TRABALHO

 

Atenção total aos agentes cancerígenos no trabalho

Dependendo de sua linha de trabalho, você pode entrar em contato com agentes potencialmente cancerígenos, por exemplo na forma de substâncias químicas, pós, vapores ou de radiação. É fundamental que os trabalhadores sejam informados sobre estes perigos, recebam orientações e, também, equipamentos de segurança adequado.

Seja em trabalhos com agentes químicos, em hospitais, laboratórios, na agricultura ou até mesmo na construção civil, proteger o corpo do contato físico com esses materiais precisa fazer parte da rotina normal de trabalhos.

 


 

Concluindo…

O câncer é um assunto presente na vida de milhões de pessoas. É uma doença que preocupa, que assusta, que incomoda. Conhecê-la, porém, nos ajuda a identificar hábitos de vida que podem ser modificados e trazer proteção adicional contra a doença.

Técnicas diagnósticas e métodos preventivos melhoram a cada ano, assim como as taxas de sucesso de cirurgias e tratamentos médicos. Hoje, apesar de um aumento no número de diagnósticos anuais, estima-se que a sobrevida de pacientes tem crescido (nos Estados Unidos, por exemplo, de 2015 a 2019 as taxas de morte por câncer caíram em média 2% por ano, tanto para homens quanto para mulheres; a redução foi de 4% para câncer de pulmão e 5% para melanomas [9]).

Cuide de sua saúde, faça checkups periódicos, evite hábitos nocivos e adote hábitos positivos, como estes mencionados acima. Os benefícios a curto, médio e longo prazo de uma vida saudável são incomensuráveis.

 

 

PARA SABER MAIS

  1. https://bvsms.saude.gov.br/27-dia-nacional-de-combate-ao-cancer/
  2. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/como-prevenir-o-cancer/
  3. McTiernan A, Friedenreich CM, Katzmarzyk PT, Powell KE, Macko R, Buchner D, Pescatello LS, Bloodgood B, Tennant B, Vaux-Bjerke A, George SM, Troiano RP, Piercy KL; 2018 PHYSICAL ACTIVITY GUIDELINES ADVISORY COMMITTEE*. Physical Activity in Cancer Prevention and Survival: A Systematic Review. Med Sci Sports Exerc. 2019 Jun;51(6):1252-1261. doi: 10.1249/MSS.0000000000001937. PMID: 31095082; PMCID: PMC6527123.
  4. U.S. Department of Health and Human Services. The Health Consequences of Smoking—50 Years of Progress: A Report of the Surgeon General. Atlanta: U.S. Department of Health and Human Services, Centers for Disease Control and Prevention, National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion, Office on Smoking and Health, 2014
  5. https://www.cdc.gov/tobacco/campaign/tips/diseases/cancer.html
  6. https://www.who.int/news/item/04-03-2015-who-calls-on-countries-to-reduce-sugars-intake-among-adults-and-children
  7. https://www.cdc.gov/cancer/obesity/index.htm.
  8. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/colo-do-utero
  9.  Cronin, KA, Scott, S, Firth, AU, et al. Annual report to the nation on the status of cancer, part 1: National cancer statistics. Cancer. 2022; 1- 34. https://doi.org/10.1002/cncr.34479
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

25 de março

Março Azul-Marinho

“Março Azul-Marinho” é o nome da campanha que tem o objetivo de promover a prevenção e o combate ao câncer do intestino grosso ou, como é mais conhecido, c0âncer de cólon e reto (o reto é a porção final do intestino grosso). A importância dessa campanha se justifica por diferentes fatores. Em primeiro lugar, pelos números associados à doença. Dados da Associação Internacional para Pesquisa em Câncer (www.iarc.who.int) mostram que o tumor colorretal é o quarto câncer mais comum no mundo, com mais de um milhão de casos novos diagnosticados anualmente. Ainda pelos dados da IARC, no cenário mundial, este tipo de câncer aparece como a terceira maior causa de morte por tumores (aproximadamente meio milhão de óbitos por ano), atrás dos cânceres de pulmão e mama. No Brasil, as estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (www.inca.gov.br) mostram que, em 2019, o câncer colorretal provocou a morte de 20.576 pessoas (10.191 homens e 10.385 mulheres). A estimativa do INCA para 2020 foi de cerca de 41 mil casos novos de câncer do intestino grosso. Informar-se corretamente, um dos objetivos da campanha Março Azul-Marinho, nos dá meios para diminuirmos o risco de desenvolvermos o câncer colorretal ou diagnosticá-lo o mais cedo possível. É importante saber, por exemplo, que a probabilidade aumenta com a idade. Este tipo de tumor é infrequente entre os jovens e muito mais comum a partir dos 50 anos. Por isso, recomenda-se que, quem chegou a esta idade, mesmo que não apresente queixas relacionadas ao hábito intestinal (indivíduo assintomático), converse com um médico ou busque informações nos serviços de saúde, para conhecer as alternativas e disponibilidade dos chamados exames de rastreamento, como pesquisa de sangue oculto nas fezes, retossigmoidoscopia e colonoscopia. Para quem tem parentes próximos com diagnóstico confirmado de câncer colorretal, para aqueles que têm doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, e indivíduos com certas doenças hereditárias, como a polipose familiar, a orientação sobre exames de rastreamento deve ser individualizada e realizada antes dos 50 anos. Em alguns casos, é recomendada a avaliação por especialista em Oncogenética. Também é importante salientar que determinados hábitos e escolhas podem aumentar nosso risco de desenvolver câncer colorretal. Estudos e pesquisas internacionais demonstraram que o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a alimentação com poucas fibras (frutas e vegetais) e excesso de carnes vermelhas e processadas (salsicha, mortadela, linguiça etc.), estão associados ao desenvolvimento da doença. Além disso, deve-se evitar o sedentarismo e o excesso de gordura corporal. Conhecer os sinais e sintomas mais frequentemente associados ao câncer colorretal também é relevante. Deve-se buscar avaliação médica, sem demora, no caso de se observar a presença persistente de sangue nas fezes; se as fezes passarem a ter formato fino ou achatado (em forma de fita); se acontecer mudança inexplicável no hábito intestinal, especialmente se forem períodos de diarreia intercalados com períodos em que o intestino para de funcionar; se surgir dor ou desconforto abdominal recorrentes; se detectada tumoração abdominal, anemia, fraqueza e/ou perda contínua de peso sem motivo. Quando um ou mais desses sinais e sintomas estão presentes e a pessoa passa por avaliação médica adequada, aumentam as chances de que, se for mesmo um tumor do intestino, seja descoberto e tratado em estágio inicial. Nessas circunstâncias, as chances de cura superam 90%. Por outro lado, apesar de muitos avanços terapêuticos e das constantes pesquisas, o câncer colorretal diagnosticado em estágios avançados ainda exige tratamentos complexos e de alto custo, resultando em prognóstico limitado, com alto risco de toxicidades graves e sequelas indesejáveis. Isso é o que o engajamento na campanha “Março Azul-Marinho” procura evitar. *Dr. Paulo Eduardo Pizão (CRM 58.041) é coordenador do Vera Cruz Oncologia.

03 de fevereiro

TUMOR BOARD: um passo para o tratamento oncológico personalizado

Uma prática essencial na medicina moderna é o compartilhamento de informações entre os profissionais especialistas. O “Tumor Board” surgiu nesse contexto, tendo em vista a capacidade multidisciplinar de uma instituição com grande quantidade de profissionais voltados para o tratamento oncológico e o surgimento de encontros ou reuniões esporádicas com o objetivo de gerar debates sobre diversos casos. Independentemente da experiência de cada médico, ter uma diversidade de especialistas em um ambiente profissional capazes de opinar sobre o assunto pode gerar enormes benefícios para uma instituição de saúde e, em especial, para o paciente. Ao trabalhar em conjunto, a equipe pode avaliar todas as opções para aperfeiçoar a precisão no diagnóstico e a eficácia do tratamento oncológico. Isso pode representar mais rapidez na condução do tratamento, impacto no custo-efetividade e assertividade na tomada de decisão. Atualmente, é possível implementar essa linha de raciocínio coletivo utilizando as plataformas virtuais, que permitem inclusive a participação remota de profissionais de instituições internacionais e grandes centros oncológicos mundiais. Afinal, quem participa desses encontros? Diversas especialidades médicas podem compor esses participantes como Oncologia Clinica, Cirurgia Oncológica, Patologia, Radiologia Clinica, Radiologia Intervencionista, Medicina Nuclear, Radioterapia, Especialidades Cirúrgicas, Oncocardiologia e outros profissionais de saúde envolvidos no cuidado do paciente oncológico (enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais). “Tumor Board” é uma estratégia inovadora que pode garantir a implantação de práticas de medicina de precisão nos serviços de saúde. A medicina de precisão é uma prática diferente dos moldes tradicionais de atendimento, que visa um tratamento individualizado que considera fatores genéticos, biológicos e influência dos meios externos, tornando a decisão terapêutica mais humanizada e completa. Ao tratar cada paciente como um ser individualizado, e não apenas parte de um sistema, a equipe deixa de considerar o diagnóstico como peça central do direcionamento do tratamento e o entende como mais um pedaço do quebra-cabeça que precisa ser montado para alcançar o bem-estar do paciente. Dra. Camila Nassif Ferreira Brito Médica oncologista do grupo de Oncologia do Vera Cruz Hospital

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política