17 de setembro é o Dia Mundial da Segurança do Paciente! - Blog - Hospital Vera Cruz

26/09/2022

17 de setembro é o Dia Mundial da Segurança do Paciente!

Em 2022, data criada pela OMS reforça a importância do uso correto de medicamentos. Confira as ações do Vera Cruz para a máxima segurança de nossos pacientes no Dia Mundial da Segurança do Paciente.

 

Quando estamos doentes, todo o cuidado e a atenção que recebemos é muito bem-vindo. Precisamos de apoio, profissionais capacitados e os medicamentos mais eficientes para uma recuperação rápida e segura. Porém, em boa parte do mundo, os serviços de saúde ainda apresentam diversas falhas e pontos que precisam de melhorias, o que acaba atrasando a recuperação do paciente ou, até mesmo, piorando sua situação. Por isso, sociedades médicas do mundo inteiro se mobilizam para que a segurança do paciente – e dos profissionais de saúde envolvidos no tratamento – melhore constantemente.

É por isso que o 17 de setembro celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data criada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de boas práticas nos tratamentos médicos e de promover ações para aprimorar a saúde global.

A data é comemorada com diversas ações em todo o mundo e é vinculada à cor laranja. Aqui no Vera Cruz, celebramos o 17 de setembro desde que foi criado. Confira algumas das ações realizadas nos últimos anos:

2019

Distribuição de folders e camisetas laranja. Em 2019, conhecemos a ‘Vigilosa’, simpática coruja-mascote da instituição e que representa, de forma lúdica, a segurança do paciente e o caráter de vigilância e cuidado amoroso na assistência à saúde. Iluminação do prédio com a cor laranja;

 

2020

Pelo momento de pandemia, em 2020 foram distribuídas máscaras laranjas para todos os colaboradores. Todas as unidades foram enfeitadas com cartazes e bexigas laranjas;

 

2021

Em 2021, com foco no aumento das notificações de eventos, foi realizada uma ação com um ator, interpretando Charles Chaplin, que visitava as unidades carregando placas com os dizeres “Não silencie, notifique“. Distribuição de adesivos comemorativos com a Vigilosa.

 

2022

Realização do 1º Workshop sobre Gestão de Risco. Serão divulgados vídeos referentes às 6 metas internacionais de Segurança do Paciente. Além disso, no HUB Campinas, será lançada a nova ferramenta para notificações “Interact – Módulo de Ocorrências”. Promovemos também, atividades interativas em todas as nossas unidades externas, para reforçar essa temática tão importante para todos os profissionais que lidam com o cuidado humano em saúde.

 

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE – A CAMPANHA EM 2022: MEDICAÇÃO SEM DANOS

Em 2022, o Dia Mundial da Segurança do Paciente reforça a importância do uso correto e consciente de medicamentos.

Isso porque, segundo a própria OMS, todas as pessoas eventualmente utilizarão um medicamento durante a vida, seja em casa ou em ambiente hospitalar. Apesar de parecer um ato corriqueiro, não é: a maneira como a medicação é administrada, prescrita e até mesmo guardada pode fazer grande diferença na saúde.

Você sabia que a utilização incorreta de medicamentos é a principal causa de danos à saúde evitáveis? Tais erros podem ocorrer por diversos motivos: falta de informação correta por parte de profissionais da saúde e/ou pacientes, más condições ambientais, recursos insuficientes e até mesmo cansaço de quem administra ou toma os medicamentos. Como resultado, os tratamentos podem ser menos eficazes e o paciente pode sofrer danos à saúde.

Em vista dos diversos problemas na prescrição e no uso de medicamentos durante a pandemia da COVID-19, a OMS decidiu focar neste assunto durante a campanha de 2022. Workshops ocorrerão ao longo da semana do dia 17, assim como a distribuição de materiais educativos e de conscientização sobre o tema.

 

SEGURANÇA DO PACIENTE É PRIORIDADE NO VERA CRUZ HOSPITAL

Para as equipes multiprofissionais do Vera Cruz Hospital, em todas as suas unidades, a qualidade máxima no atendimento é uma obrigação que envolve todas as etapas do tratamento, desde as conversas iniciais até a liberação do paciente. Nosso time trabalha para que, durante todos os momentos, o paciente esteja seguro, compartilhe das decisões sobre seu tratamento, receba as devidas orientações e tenha sua saúde monitorada com zelo. A segurança é uma prioridade estratégica, com foco no rigoroso cumprimento dos protocolos de segurança e empatia no relacionamento com pacientes e seus familiares.

Confira algumas das ações que adotamos no dia a dia clínico para fortalecer ainda mais a segurança de nossos pacientes e a qualidade do atendimento médico:

 

  • Auditorias clínicas periódicas de segurança, envolvendo as 6 metas da Segurança do Paciente: Identificar corretamente o paciente; Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde; Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; Higienizar as mãos para evitar infecções e Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.
  • Uso de pulseira de identificação;
  • Safety Huddle – Reuniões rápidas para comunicação e definição do cuidado;
  • Transferência de cuidados;
  • Cultura de higienização das mãos e auditorias sobre os 5 momentos de higiene das mãos;
  • Checklist de cirurgia segura;
  • Orientação de alta;
  • Código Roxo – Time preparado para atendimento de emergência cirúrgica;
  • Código Azul e Laranja – Time de resposta rápida para parada cardiorrespiratória;
  • Folder de orientação de triagem neonatal;
  • Visita multidisciplinar beira-leito nas UTIs de adultos e pediátrica;
  • Manual de internação;
  • Processo de desospitalização;
  • Ronda intencional da enfermagem;
  • Bate-mapa – processo de conferência de todos os itens pré-cirúrgicos;
  • Orientações de primeiro dia de quimioterapia (Clínica de oncologia);
  • Manual do paciente oncológico;
  • Comunicação utilizando o método de read back para resultados críticos.
  • Quadro beira-leito para identificação do paciente e risco assistenciais.
  • Utilização de tecnologias como Palms e código de barras para fortalecer a segurança na dispensação de medicações.

Essas e outras ações implantadas na instituição, conforme politicas de segurança e plano de segurança do paciente.

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