17 de setembro é o Dia Mundial da Segurança do Paciente! - Blog - Hospital Vera Cruz

26/09/2022

17 de setembro é o Dia Mundial da Segurança do Paciente!

Em 2022, data criada pela OMS reforça a importância do uso correto de medicamentos. Confira as ações do Vera Cruz para a máxima segurança de nossos pacientes no Dia Mundial da Segurança do Paciente.

 

Quando estamos doentes, todo o cuidado e a atenção que recebemos é muito bem-vindo. Precisamos de apoio, profissionais capacitados e os medicamentos mais eficientes para uma recuperação rápida e segura. Porém, em boa parte do mundo, os serviços de saúde ainda apresentam diversas falhas e pontos que precisam de melhorias, o que acaba atrasando a recuperação do paciente ou, até mesmo, piorando sua situação. Por isso, sociedades médicas do mundo inteiro se mobilizam para que a segurança do paciente – e dos profissionais de saúde envolvidos no tratamento – melhore constantemente.

É por isso que o 17 de setembro celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data criada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de boas práticas nos tratamentos médicos e de promover ações para aprimorar a saúde global.

A data é comemorada com diversas ações em todo o mundo e é vinculada à cor laranja. Aqui no Vera Cruz, celebramos o 17 de setembro desde que foi criado. Confira algumas das ações realizadas nos últimos anos:

2019

Distribuição de folders e camisetas laranja. Em 2019, conhecemos a ‘Vigilosa’, simpática coruja-mascote da instituição e que representa, de forma lúdica, a segurança do paciente e o caráter de vigilância e cuidado amoroso na assistência à saúde. Iluminação do prédio com a cor laranja;

 

2020

Pelo momento de pandemia, em 2020 foram distribuídas máscaras laranjas para todos os colaboradores. Todas as unidades foram enfeitadas com cartazes e bexigas laranjas;

 

2021

Em 2021, com foco no aumento das notificações de eventos, foi realizada uma ação com um ator, interpretando Charles Chaplin, que visitava as unidades carregando placas com os dizeres “Não silencie, notifique“. Distribuição de adesivos comemorativos com a Vigilosa.

 

2022

Realização do 1º Workshop sobre Gestão de Risco. Serão divulgados vídeos referentes às 6 metas internacionais de Segurança do Paciente. Além disso, no HUB Campinas, será lançada a nova ferramenta para notificações “Interact – Módulo de Ocorrências”. Promovemos também, atividades interativas em todas as nossas unidades externas, para reforçar essa temática tão importante para todos os profissionais que lidam com o cuidado humano em saúde.

 

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE – A CAMPANHA EM 2022: MEDICAÇÃO SEM DANOS

Em 2022, o Dia Mundial da Segurança do Paciente reforça a importância do uso correto e consciente de medicamentos.

Isso porque, segundo a própria OMS, todas as pessoas eventualmente utilizarão um medicamento durante a vida, seja em casa ou em ambiente hospitalar. Apesar de parecer um ato corriqueiro, não é: a maneira como a medicação é administrada, prescrita e até mesmo guardada pode fazer grande diferença na saúde.

Você sabia que a utilização incorreta de medicamentos é a principal causa de danos à saúde evitáveis? Tais erros podem ocorrer por diversos motivos: falta de informação correta por parte de profissionais da saúde e/ou pacientes, más condições ambientais, recursos insuficientes e até mesmo cansaço de quem administra ou toma os medicamentos. Como resultado, os tratamentos podem ser menos eficazes e o paciente pode sofrer danos à saúde.

Em vista dos diversos problemas na prescrição e no uso de medicamentos durante a pandemia da COVID-19, a OMS decidiu focar neste assunto durante a campanha de 2022. Workshops ocorrerão ao longo da semana do dia 17, assim como a distribuição de materiais educativos e de conscientização sobre o tema.

 

SEGURANÇA DO PACIENTE É PRIORIDADE NO VERA CRUZ HOSPITAL

Para as equipes multiprofissionais do Vera Cruz Hospital, em todas as suas unidades, a qualidade máxima no atendimento é uma obrigação que envolve todas as etapas do tratamento, desde as conversas iniciais até a liberação do paciente. Nosso time trabalha para que, durante todos os momentos, o paciente esteja seguro, compartilhe das decisões sobre seu tratamento, receba as devidas orientações e tenha sua saúde monitorada com zelo. A segurança é uma prioridade estratégica, com foco no rigoroso cumprimento dos protocolos de segurança e empatia no relacionamento com pacientes e seus familiares.

Confira algumas das ações que adotamos no dia a dia clínico para fortalecer ainda mais a segurança de nossos pacientes e a qualidade do atendimento médico:

 

  • Auditorias clínicas periódicas de segurança, envolvendo as 6 metas da Segurança do Paciente: Identificar corretamente o paciente; Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde; Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; Higienizar as mãos para evitar infecções e Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.
  • Uso de pulseira de identificação;
  • Safety Huddle – Reuniões rápidas para comunicação e definição do cuidado;
  • Transferência de cuidados;
  • Cultura de higienização das mãos e auditorias sobre os 5 momentos de higiene das mãos;
  • Checklist de cirurgia segura;
  • Orientação de alta;
  • Código Roxo – Time preparado para atendimento de emergência cirúrgica;
  • Código Azul e Laranja – Time de resposta rápida para parada cardiorrespiratória;
  • Folder de orientação de triagem neonatal;
  • Visita multidisciplinar beira-leito nas UTIs de adultos e pediátrica;
  • Manual de internação;
  • Processo de desospitalização;
  • Ronda intencional da enfermagem;
  • Bate-mapa – processo de conferência de todos os itens pré-cirúrgicos;
  • Orientações de primeiro dia de quimioterapia (Clínica de oncologia);
  • Manual do paciente oncológico;
  • Comunicação utilizando o método de read back para resultados críticos.
  • Quadro beira-leito para identificação do paciente e risco assistenciais.
  • Utilização de tecnologias como Palms e código de barras para fortalecer a segurança na dispensação de medicações.

Essas e outras ações implantadas na instituição, conforme politicas de segurança e plano de segurança do paciente.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

18 de junho

Nossos hospitais foram certificados com o selo de Excelência em boas práticas no enfrentamento da Covid-19

O Vera Cruz Hospital e o Vera Cruz Casa de Saúde receberam esse mês a Certificação com Excelência em Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus, em reconhecimento por suas condutas no enfrentamento do novo coronavírus, atestando, assim, que a instituição possui ambiente seguro e segue padrões nacionais e internacionais estabelecidos em manuais da certificação. De acordo com a gerente de Qualidade e Segurança do Paciente, Claudia Maria Figueiredo Matias, o Selo em nível de excelência constata e valida a adoção de boas práticas, fluxos e protocolos específicos para oferecer ambiente seguro a todos os pacientes, acompanhantes e pessoas que passam em nossos hospitais, assim como também aos nossos profissionais e prestadores de serviços. Para conceder o selo Covid Free Excelente, o Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) realizou um minucioso processo de análise dos hospitais Vera Cruz e Vera Cruz Casa de Saúde, que compreendeu duas etapas: diagnóstico e certificação. Foram avaliados 115 itens, em diversos setores, todos em conformidade com o que preconiza o Manual de Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus, desenvolvido pelo Comitê Científico do IBES, composto por profissionais especializados no sistema de saúde, baseado em referências científicas mundiais adaptadas à realidade brasileira, explica a enfermeira de Qualidade de Segurança do Paciente, Beatriz Kaori Fujimoto. Entre muitos itens, foram avaliados distanciamento físico, higiene e limpeza, equipamentos de proteção, monitoramento de saúde, deveres e direitos dos colaboradores, treinamentos, comunicação e planos de emergência. A certificação é mais uma forma de levar confiança a todos aqueles que terão contato com o ambiente hospitalar, fazendo com que se sintam acolhidos e protegidos nas dependências das nossas unidades. Nós, do Vera Cruz Casa de Saúde, vivenciamos, diariamente, a batalha contra a Covid-19, por isso, esse certificado veio para validar o nosso trabalho, empenho e dedicação. Todas as nossas ações de melhorias foram planejadas para oferecer o melhor atendimento aos pacientes e seus familiares e aos nossos profissionais. Estamos muito contentes, já que essa também é a primeira certificação da instituição desde que o Vera Cruz assumiu a unidade, comemora Ludmila Ester Miranda Soares, enfermeira de Qualidade e Segurança do Paciente.

24 de maio

Conheça as Diferenças entre Resfriado e Gripe

No inverno, o frio e a oscilação de temperatura em diferentes períodos do dia, aliado ao fato de que a umidade do ar fica baixa devido à falta de chuva, algumas doenças são mais propensas a aparecer, como é o caso do resfriado e da gripe. Porém, há diferenças entre elas. A infectologista Dra. Vera Marcia de Souza Lima Rufeisen, coordenadora médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Vera Cruz, explica que ambas são infecções respiratórias transmitidas através de contato interpessoal, contato com gotículas provenientes de tosse e espirro ou através das mãos que levam os vírus até a boca e o nariz. “Embora elas comecem da mesma forma, com coriza, espirros e tosse, a gripe habitualmente apresenta sintomas mais intensos, como febre e prostração”, esclarece. Saiba mais sobre as características das duas doenças e previna-se! Resfriado: - São causados por outros vírus como Adenovírus, Rhinovírus e Parainfluenzae, entre outros; - São mais leves e raramente provocam febre ou complicações; - Não têm tratamento específico. É recomendada apenas a hidratação, repouso e o uso de medicação para tratar os sintomas, como por exemplo, analgésicos e antitérmicos; - Não há vacina para resfriado comum. Gripe: - São causadas pelo vírus Influenzae; - Podem ser mais graves, provocar febre, dores musculares, queda do estado geral e causar infecção respiratória grave, assim como complicações bacterianas secundárias; - Em casos graves (Síndrome Respiratória Aguda Grave), os vírus podem ser detectados em secreção respiratória através de métodos específicos e são prescritos medicamentos antivirais. - Representam um risco para saúde, principalmente em grupos específicos (crianças, gestantes, indígenas, pessoas com problemas de imunidade e com outras doenças do coração, pulmões, diabetes, além dos obesos. Estas pessoas têm maior chance de apresentar uma complicação clínica, com quadro pulmonar grave ou pneumonias bacterianas secundarias ao processo); - Podem ser prevenidas através de vacinação. Medidas preventivas para as duas doenças: - Mantenha a higiene constante das mãos; - Evite lugares fechados, sem ventilação; - Orientação quanto à toilette da tosse: cobrir a boca durante o processo de tossir e espirrar; - Vacine-se contra gripe.

26 de abril

Problemas na Tireoide

 A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, que produz hormônios importantes para o funcionamento harmônico do organismo. Porém, diversos distúrbios podem afetá-la. As mulheres são mais propensas a desenvolver esses problemas, como os nódulos, devido ao estrogênio, um hormônio feminino que estimula a proliferação de células da tireoide. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos da tireoide em algum momento da vida. O cirurgião de cabeça e pescoço Dr. José Higino Steck, do Hospital Vera Cruz, esclarece informações sobre o tema de nossa terceira reportagem especial relacionada à saúde da mulher. Veja as orientações do especialista: O que é? A tireoide é uma glândula em formato de borboleta localizada no pescoço e que tem a função de regular o metabolismo atuando sobre órgãos como o coração, o fígado e os rins. Produtora dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), essa glândula também interfere no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no humor e no peso corporal. “Mas nem sempre ela é a culpada pelo ganho de peso”, ressalta Dr. Higino. Problemas na Tireioide Quando a glândula não funciona corretamente, algum distúrbio deve se manifestar. Se libera hormônios em quantidade insuficiente, ocorre o hipotireoidismo, um problema que acomete 10% da população. Já quando há hormônios em excesso, ocorre o hipertiroidismo. Também são comuns os nódulos da tireoide, que nem sempre apresentam sintomas. “Na maioria das vezes, eles são benignos e nem todos precisam ser retirados. Apenas aqueles que causam incômodo respiratório, de deglutição ou estético têm indicação de retirada. Os demais requerem apenas acompanhamento”, explica. Já os nódulos cancerosos, que representam cerca de 5% dos casos, precisam ser retirados. Há ainda o bócio, caracterizado pelo aumento de volume na tireoide, que muitas vezes está associado ao hipotireoidismo ou ao hipertireoidismo. Fatores de Risco A idade é um dos fatores de risco. Os nódulos, por exemplo, são mais comuns com o passar dos anos. “Após os 60 anos, aproximadamente 50% das mulheres têm o problema”, revela o especialista. A escassez de iodo também leva a disfunções na glândula, porém, como o sal de cozinha é suplementado com esse mineral no Brasil, essa carência não é usual. Há ainda a questão genética. Prevenção Manter uma alimentação saudável, priorizando alimentos naturais e consumindo sal equilibradamente é uma das formas de evitar problemas na tireoide. Não tomar medicamentos para emagrecer sem acompanhamento médico e não se expor à radiação sem necessidade é importante. “É preciso ressaltar que pessoas saudáveis também podem ter nódulos na tireoide”, diz Dr. Higino. Sintomas Fadiga e cansaço constantes, ganho de peso, alterações na pele, no cabelo e nas unhas e o aparecimento de gânglios no pescoço podem ser sinais de que algo não vai bem com a tireoide. Diagnóstico Os exames de sangue de dosagem de TSH e de T4 Livre servem para verificar a produção de hormônios na glândula e podem ser solicitados pelo ginecologista ou clínico geral nas consultas anuais. O autoexame no pescoço também é importante para detectar alterações. Se há suspeita de nódulos, o médico pode pedir uma ultrassonografia da tireoide e, caso seja confirmada, uma biopsia por punção é necessária para verificar sua natureza. Quando há histórico familiar para câncer de tireoide, é recomendado consultar um médico endocrinologista. Tratamento Para casos de hipo e hipertiroidismo, o tratamento é apenas medicamentoso. Quanto aos nódulos, quando forem benignos e não causarem incômodos, basta o acompanhamento médico, mas se eles crescerem ou causarem sintomas, o tratamento pode ser realizado  com a ajuda de um procedimento inovador já disponível no Hospital Vera Cruz chamado ablação por radiofrequência, uma técnica minimamente invasiva que, através de uma agulha conectada a um gerador que emite radiofrequência, leva à redução de até 90% do tamanho do nódulo. “É uma alternativa de tratamento que não requer corte nem deixa cicatriz, podendo beneficiar pessoas de todas as idades”, explica Dr. Higino. Em casos de câncer, a tireoide tem que ser retirada por cirurgia e a paciente passa por iodoterapia e necessita de reposição hormonal até o fim da vida.

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política