Dia da Doação de Órgãos: você sabe quem pode doar, a relevância da família na decisão e quantos transplantes acontecem por ano? - Blog - Hospital Vera Cruz

30/09/2022

Dia da Doação de Órgãos: você sabe quem pode doar, a relevância da família na decisão e quantos transplantes acontecem por ano?

Data reforça o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

 

A doação de órgãos é um assunto de enorme importância no Brasil. Milhares de pessoas são beneficiadas todos os anos por essa ação. O país possui o maior programa público de transplantes de órgãos, tecidos e células do mundo, segundo informações do Ministério da Saúde [1]. Em números absolutos, é o 2º país que mais realiza transplantes, ficando atrás apenas dos EUA [2].

O Brasil possui o maior programa público de transplantes do mundo!

Ainda assim, a cada ano que passa, a lista de espera para transplantes só aumenta. E, infelizmente, nos últimos anos o número de doações caiu consideravelmente, em especial por causa da pandemia do coronavírus e das dificuldades relacionadas a doar e a receber os órgãos. Felizmente, o número de doações aumentou um pouquinho em 2022 [3], mas ainda está bem abaixo do número necessário para zerar a fila de espera.

A doação sempre foi um assunto bastante complexo, já que envolve uma das áreas mais delicadas da vida de uma pessoa. Ainda assim, doar é uma das ações mais benevolentes que alguém pode realizar. Por isso, é preciso conversar e ampliar o engajamento público sobre esta ação que salva vidas e é, muitas vezes, a única esperança de sobrevivência para milhares de pessoas. Como reforça a campanha da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, “Seja um Herói – Salve Vidas – Doe Órgãos“! [4]

Blog Hospital Vera Cruz - Dia Nacional da Doacao de Orgaos - Seja um heroi

Setembro é o mês da doação de órgãos. E o dia 27, em especial, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o panorama das doações no Brasil?

 

27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data instituída em 2007 pela Lei nº 11.584 com o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre a importância da doação e estimular a conversa em família sobre o assunto (mais sobre isso a seguir).

Em 2014, a Lei nº 15.463 definiu setembro como mês dedicado à conscientização da doação de órgãos. Nesse ano, foi adotada a cor verde para representar as campanhas educativas sobre o tema.

 

NÚMEROS DAS DOAÇÕES NO BRASIL

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, veículo oficial da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), no primeiro semestre deste ano foram realizados 3.677 transplantes de órgãos, 6.690 transplantes de tecidos e 1.802 transplantes de medula óssea no país. Os números podem parecer altos para alguns, baixo para outros, então vamos analisá-los em perspectiva.

Para se ter uma ideia da diferença entre a necessidade de transplantes e as operações realizadas, veja os dados de 2021 da ABTO [5].

 

  • No ano passado, foram realizados 12.725 transplantes de córnea. Porém, a necessidade estimada é de 18.913 operações (ou seja, deveriam ter sido realizadas 50% mais operações do que de fato ocorreu)
  • Transplantes de rim: foram realizados 4.750 em 2021, mas a necessidade estimada é de que tivessem ocorrido 12.609 – isto é 2,5x mais transplantes
  • Houve 332 transplantes de coração em todo o país em 2021, sendo que a estimativa é que 1.681 pessoas poderiam ter se beneficiado desta operação (+400%).

Em outras palavras: apesar do volume de operações, a demanda ainda supera, em muito, a oferta. Milhares de novas pessoas entram na lista de espera por doações todos os anos, mas o número de operações não cresce acompanhando este aumento. Isso significa que muitos aguardam anos e mais anos nas filas, sonham em encontrar um doador compatível e, caso um transplante seja possível, precisam contar com a anuência da família do doador e com equipes médicas aptas para realizar rapidamente a operação. Todas estas são questões extremamente delicadas. Toda a ajuda para que o processo ocorra com sucesso é muito bem-vinda.

 

QUEM PODE REALIZAR DOAÇÕES DE ÓRGÃOS NO BRASIL?

Vale lembrar que a doação pode ser feita também por pessoas vivas! Nestes casos, podem ser doados órgãos ou partes de órgãos que não prejudicarão a saúde de quem faz a doação. Nesta lista estão:

 

  • um dos rins
  • parte do fígado (até 70%)
  • parte da medula óssea
  • parte dos pulmões

Se o doador e o receptor forem parentes, e o doador for maior de idade e capaz juridicamente, a doação poderá ocorrer sem entraves. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores/receptores. Se os envolvidos não forem parentes, é necessária uma autorização judicial antes da doação ser realizada, apenas para garantir a segurança do processo para ambos os lados.

Não há nenhum custo para a família para realizar a doação de órgãos e de tecidos.

E sobre as doações de órgãos de alguém que faleceu? Quando uma pessoa vem a falecer, sua família passa a ser a responsável sobre a decisão de doar ou não os órgãos (Lei nº 10.211/2001). Por isso, caso você deseje doar os seus órgãos, é fundamental conversar com sua família sobre esta decisão e orientá-los sobre o que fazer.

Considera-se um potencial doador falecido aquele que teve morte encefálica confirmada. O que seria isso? Segundo a ABTO: “A morte encefálica é definida como “morte baseada na ausência de todas as funções neurológicas”, ou seja, é permanente é irreversível. Após diagnosticado com morte encefálica a pessoa não tem como mais “reviver” e assim, todos os outros órgãos ainda funcionam, possibilitando a doação. A morte encefálica só ocorre e é diagnosticada em pacientes hospitalizados que estejam respirando com ajuda de aparelhos (ou seja, pessoas que morrem fora do hospital não se enquadram nesse tipo de doação).” [6]

Na doação de órgãos de pessoas falecidas, os seguintes órgãos e tecidos podem ser obtidos:

 

  • rins
  • coração
  • pulmões
  • pâncreas
  • fígado
  • intestino
  • córneas
  • válvulas
  • ossos
  • músculos
  • tendões
  • pele
  • veias e artérias.

 

Blog Hospital Vera Cruz - Dia Nacional da Doacao de Orgaos - cada doacao importa

Neste Dia Nacional da Doação de Órgãos, a mensagem mais importante é a de que cada doação importa e tem o potencial de salvar muitas vidas. Este é um dos atos de amor ao próximo mais impactantes que podem ser realizados. Converse com sua família a respeito do assunto, deixe-os a par de sua decisão. Que mais e mais pessoas decidam se tornar ‘heróis’ nesta batalha pela vida.

 

 

PARA SABER MAIS:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política