Conheça detalhes do histórico e dos diferenciais que tornam o Hospital uma referência em qualidade técnica e de atendimento em todo o país.
Falta apenas um ano para o Vera Cruz Hospital celebrar oito décadas de cuidados com a sua saúde! Neste dia 31 de outubro de 2022, é tempo de celebrar o aniversário de 79 anos do Hospital. É uma história de sucessos, de constante evolução, de uma atenção inigualável com a qualidade dos atendimentos e com o bem-estar do paciente, de um caminhar conjunto com o desenvolvimento de Campinas e da região. Vamos relembrar alguns marcos desta jornada?
Hospital Vera Cruz: sinônimo de saúde, qualidade, evolução, tecnologia e conexão
O Hospital Vera Cruz nasceu em 1943, fruto do trabalho de médicos da Beneficência Portuguesa que buscavam a atualização científica e a melhoria da qualidade do atendimento médico-hospitalar em Campinas.
Neste primeiro ano, o hospital contava com 46 leitos, sala de cirurgia e laboratório de análises. Em pouco tempo, esta estrutura e a variedade de atendimentos oferecidos cresceriam substancialmente (acompanhe detalhes na linha do tempo a seguir!) …
Hoje, o Vera Cruz Hospital é um dos hospitais mais bem estruturados do estado de São Paulo, contando com mais de 160 leitos, 4 UTIs (adulta, cardiológica, pediátrica e neonatal) e 01 heliponto. São mais de 20 mil m² de construção. O Vera Cruz possui uma equipe com mais de 2.000 médicos e 1.300 funcionários, focados na prestação de serviços do mais alto grau técnico e com o ênfase total na qualidade de vida do paciente.
Atualmente, além do Hospital, fazem parte da estrutura do Vera Cruz outras dez unidades:
- Vera Cruz Casa de Saúde;
- Vera Cruz Oncologia;
- Vera Cruz Centro Clínico (Unidade Guanabara);
- Vera Cruz Centro Clínico (Unidade Nova Campinas);
- Vera Cruz Neurologia e Coluna;
- Vera Cruz Centro Médico São Camilo (em Indaiatuba);
- Vera Cruz Cuidado Integrado;
- Vera Cruz Oftalmologia;
- Vera Cruz Medicina Laboratorial e
- Vera Cruz Medicina Diagnóstica.
Recordes em tecnologia médica e atendimento ao paciente
Inovação e tecnologia são pontos fortes por aqui. O Vera Cruz Hospital foi o pioneiro no interior de São Paulo a utilizar o robô Da Vinci SI, que permite a realização de cirurgias de alta complexidade – muitas delas antes impossíveis de serem feitas – por meio de procedimentos minimamente invasivos. Isso garante maior segurança nas cirurgias, menor tempo de recuperação e riscos reduzidos de complicações. O robô é utilizado em cirurgias de urologia, ginecologia e gastroenterologia. Aliás, em 2020, mesmo em meio à pandemia da COVID-19, o Hospital atingiu a marca recorde de 500 cirurgias robóticas realizadas, sendo a primeira rede privada fora das capitais a ganhar este reconhecimento.
Há 01 ano, em novembro de 2021, o Vera Cruz Hospital foi o primeiro hospital do interior paulista a atingir a marca de 1.000 cirurgias robóticas!
Desde 1943, não houve um único dia em que alguma alteração, reforma, ampliação, instalação de um novo equipamento ou mesmo contratação de novos profissionais não estivesse ocorrendo no Hospital. Hoje, o Vera Cruz exibe números que demonstram sua enorme capacidade operacional: só em 2013, por exemplo, foram mais de 11 mil cirurgias, 12 mil internações e exatos 1.245 nascimentos de bebês em nossa Maternidade.
Certificando a qualidade dos atendimentos
Além disso, a importância da qualidade dos serviços é reforçada pelas diversas Certificações que o Hospital possui. Dentre elas, o Vera Cruz possui certificação internacional da AMS (American Medical System) como o primeiro Centro de Treinamento da América Latina para a capacitação de médicos na utilização da nova tecnologia de cirurgia de próstata a laser. Em 2015, recebeu a acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação, entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente), com nota máxima em todos os processos e serviços de saúde, e evoluindo para o nível máximo de excelência em 2018, onde permanece até hoje. A Certificação ONA é reconhecida pela USQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sempre expandindo, sempre evoluindo
Confira uma breve linha do tempo sobre a evolução do Vera Cruz Hospital nestas quase oito décadas de vida:
- O Hospital é fundado em 1943, oferecendo 46 leitos, sala de cirurgia e laboratório de análises. Até o final da década de 1940, o número de leitos já seria ampliado para 140.
- Nos anos 1950, passaram a ser oferecidos os atendimentos de Ortopedia, Cardiologia e Neurologia. O Banco de Sangue e o Novo Centro Cirúrgico são inaugurados.
- Na década de 1960, o Hospital passa a ter seu próprio plano de saúde, além de lançar o Centro de Treinamento em Anestesiologia.
- Na década de 1970, 66 novos leitos foram integrados à estrutura do Hospital, que se manteve na vanguarda do oferecimento de instalações de alta qualidade na cidade e região. Diversas inaugurações e expansões marcaram a década seguinte: nos anos 1980, foram implementados o setor de Oncologia e Quimioterapia, o serviço de Tomografia Computadorizada, a UTI de Neonatologia, o Centro Obstétrico e a Maternidade.
- Nos anos 1990, o Hospital precisou se expandir ainda mais, a fim de oferecer serviços adequados a uma demanda sempre crescente. A maquete do ‘Novo Hospital‘ – que duplicava a área útil – foi lançada em 1995. Antes, em 1991, chegava o equipamento de ressonância nuclear magnética, uma revolução no diagnóstico por imagens e que beneficiou milhares de pacientes.
- Na primeira década deste século, novas alas do Hospital foram inauguradas, novamente ampliando o número de leitos. Foram inaugurados também o novo Pronto-Socorro (oferecendo especialistas nas áreas de Anestesiologia, Ortopedia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Radiologia e Laboratório de Análises Clínicas, 24 horas por dia, 365 dias do ano), a Clínica de Fisioterapia e Reabilitação e a UTI de Cardiologia.
Vera Cruz e Hospital Care unidos pela expansão de cuidado
Em 2 de outubro de 2017, foi anunciada oficialmente a parceria entre o Vera Cruz Hospital e a Hospital Care. A iniciativa prevê a construção de dois novos prédios, na frente e ao lado da atual unidade, que possibilitará o aumento do número de leitos, de 160 para aproximadamente 200.
Tecnologia de ponta nos equipamentos, equipe treinada, estrutura física ampla e moderna, corpo clínico consagrado, excelência na prestação de serviços médicos, atendimento humanizado: estes fatores fazem do Vera Cruz um hospital referência na Região Metropolitana de Campinas, há 79 anos cuidando de sua saúde com a máxima qualidade.