Mês de Conscientização e Combate à AIDS - Blog - Hospital Vera Cruz

21/12/2023

Mês de Conscientização e Combate à AIDS – o que você precisa saber

Dezembro é o mês ideal para relembrar os principais fatos sobre a AIDS, além de se atualizar sobre os avanços em tratamentos e prevenção!

Confira nosso post nas redes sociais!

 

De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre 1980 e junho de 2022, houve o registro de 1.088.536 casos de AIDS no Brasil. Apesar dos tratamentos terem evoluído muito nas últimas décadas, a doença ainda não tem cura e pode representar riscos à saúde e à expectativa de vida de quem está afetado, caso o indivíduo não receba terapia antiretroviral. Para transformar esse cenário, é crucial abrir diálogos, enfrentar a desinformação e, principalmente, priorizar a prevenção.

Confira neste texto as informações essenciais que você precisa saber sobre a AIDS e ajude nesta campanha de conscientização!

 

O que causa a AIDS?

A AIDS é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês), que foi identificado em meados dos anos 1980. O nome AIDS vem também de uma sigla em inglês, para Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida.

Quando uma pessoa é infectada pelo vírus HIV, ele imediatamente passa a se multiplicar no corpo. O grande problema é que essa multiplicação ocorre às custas de células de defesa importantíssimas do sistema imune, em especial os linfócitos T-CD4+.

Ao longo de vários anos (em média 5 a 7 anos), o HIV vai se multiplicando, os linfócitos vão sendo destruídos e, mesmo com a produção contínua desses linfócitos, com o passar dos anos a perda passa a ser maior que a produção, levando ao comprometimento grave do sistema imune. Infecções oportunistas tornam-se recorrentes. Aumentam as chances de surgirem infecções graves, assim como neoplasias. A pessoa infectada, então, é considerada com AIDS – isto é, quando o HIV já compromete de forma severa o sistema de defesa do corpo humano.

Quando começam a surgir os sintomas da AIDS (febre, suores noturnos, diarreia, aumento de gânglios linfáticos e perda de peso), normalmente a contagem de células T-CD4+ já está abaixo de 200 unidades por mm³ de sangue – em adultos saudáveis, esse número está acima de 500.

 

Formas de transmissão da doença

  • Relações sexuais sem proteção
  • Contato com sangue contaminado, por meio do compartilhamento de seringas, agulhas, objetos cortantes
  • De mãe para filho, durante a gestação, o parto ou a amamentação
  • Transfusão de sangue (atualmente esta é uma forma praticamente inexistente em muitos países, com a testagem ampla de todos os doadores)

 

É importante notar, também, que as ações listadas abaixo não transmitem o vírus HIV:

  • Beijar, abraçar
  • Compartilhar talheres e copos, sabonetes, piscina, banheiro
  • Fazer sexo seguro, com uso de preservativos
  • Não há presença de vírus infectante em suor, lágrimas, saliva

 

HVC - Conteudo Blog - AIDS - imagem carrossel completa

Clique para ampliar

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, que utilizam sangue ou fluido oral do paciente.

Aqui no Brasil, é fácil encontrar, via SUS ou em campanhas de conscientização, testes rápidos para a doença, com resultados que ficam prontos em apenas meia hora.

 

Tratamento da AIDS

Os tratamentos para a AIDS ainda não curam. Embora eliminem os vírus no sangue periférico, ainda sobram “santuários” no corpo onde os vírus ficam “dormentes”. Ou seja, apesar da pessoa ficar “indetectável” com o tratamento, não há 100% de eliminação do vírus.

É importante notar que os indivíduos em terapêutica antiretroviral e que estejam indetectáveis não transmitem sexualmente a doença. Indetectável, portanto, é sinônimo de “não transmissível”.

No Brasil, desde 1996 medicamentos antirretrovirais são fornecidos gratuitamente a todos os infectados pelo HIV. Até o momento, existem 22 desses medicamentos sendo receitados, em 38 apresentações farmacêuticas diferentes.

 

Pais e mães com AIDS

No Brasil, alguns casos de AIDS infelizmente ainda vêm de crianças contaminadas pelos pais, seja durante o parto, seja pela amamentação. Essas situações revelam falta de orientação médica básica. Segundo o Ministério da Saúde, mães que vivem com HIV têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV, desde que sigam o tratamento recomendado durante o pré-natal,  o parto e o pós-parto.

Ainda: hoje em dia, pais e/ou mães soropositivos já podem participar de uma gravidez com riscos muito baixos de contaminação do bebê. Em ambos os casos, primeiramente é necessário que a pessoa receba acompanhamento médico e, através de terapêutica antiretroviral, estejam indetectáveis, especialmente no último trimestre.

O bebê também deve receber terapêutica antiretroviral, assim como cuidados pós-parto e seguir a contraindicação à amamentação.

 

PrEP

As pessoas com maiores riscos de exposição ao HIV (como por exemplo parceiros sorodiferentes) podem utilizar a terapia pré-exposição, seja diariamente ou “on demand” (uso nos dias programados), com uma medicação disponível gratuitamente e composta por duas drogas. O PrEP, como a terapia é conhecida, é altamente eficaz, com raros eventos adversos.

 

A AIDS já foi uma sentença pesadíssima na vida da pessoa infectada. Felizmente, hoje em dia existem tratamentos que possibilitam ter a mesma expectativa de vida que teriam geneticamente se não fossem soropositivas, com efeitos mínimos (ou até mesmo inexistentes) do vírus na saúde. O mais importante, todavia, é se prevenir e acolher. Quanto mais nos informarmos sobre a AIDS, mais saberemos como evitar, tratar e acolher os soropositivos sem discriminação.

A meta da OMS sugere que conseguiremos o controle efetivo da AIDS como problema mundial de saúde pública quando 95% de todos os portadores souberem de sua condição, estiverem sob terapia antiretroviral e indetectáveis.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política