Saiba como aproveitar ao máximo a festa de Carnaval, sem descuidar da saúde.
O Carnaval é uma das maiores festas do Brasil – aliás, é uma das maiores celebrações populares do mundo! Desde o século XVII, quando os portugueses trouxeram a tradição de celebrar os dias que precedem a Quaresma com grandes festejos, as ruas de todo o país são lotadas por foliões, música e muita diversão.
Estima-se que 02 milhões de turistas venham para cá todos os anos em fevereiro, para se juntar à “bagunça” carnavalesca.
Nos últimos anos, os bloquinhos de rua ganharam enorme popularidade, levando ainda mais gente às ruas. E, nessas celebrações aglomeradas, no meio do calor do verão e com muita bebida alcoólica, alguns problemas podem acontecer. Podem, mas não deveriam.
Hoje, separamos algumas dicas de cuidados que você pode adotar para aproveitar ainda mais as festas de Carnaval, sem descuidar da sua saúde! Confira.
Dicas para um Carnaval com mais saúde!
- Evite alimentos perecíveis à base de molho e maionese. Eles são muito comuns em comidinhas de rua, como cachorros-quentes e sanduíches, mas precisam ser particularmente bem preparados – no meio da bagunça e do calor, nem sempre isso ocorre! Evitá-los, portanto, ajuda a prevenir intoxicações gastrointestinais, muito comuns nesta época do ano.
- Aliás, tome bastante cuidado com o que e quando você come durante as festas. É comum as pessoas ingerirem álcool em demasia, o que por si só eleva os riscos de gastrite e pancreatite, e se alimentarem mal, o que resulta em um aumento substancial de problemas como gastroenterite nesta época. Alimentar-se bem é fundamental para encarar as festas com saúde!
- Alimentos à base de carboidratos e de farinhas integrais garantem energia para períodos mais longos. Como será bem difícil encontrar alimentos integrais na rua, capriche no café da manhã com cereais e pães integrais, para se sentir com mais energia e com menos fome ao longo do pula-pula!
- Mantenha-se sempre hidratado(a). A ingestão frequente de água é fundamental para manter os rins saudáveis, principalmente se consumir bebida alcoólica. A dica é consumir 01 garrafinha de água para cada garrafa de cerveja (no geral, manter uma proporção de 01:01 entre o consumo de água e de álcool), o que protege a saúde e evita as temidas ressacas.
- Carnaval é festa para ficar na rua! Por isso, durante o período de exposição ao sol, não se esqueça de abusar do protetor solar. Lembre-se que o câncer de pele é o mais comum no país, correspondendo a cerca de 30% dos casos da doença, e que o Brasil é um dos locais no mundo de maior incidência de raios UV.
- A prevenção de gravidez indesejável e de doenças sexualmente transmissíveis é importante não apenas no Carnaval. Por isso, use camisinha e leve algumas sempre com você.
Além de todos os cuidados acima, lembre-se: se beber, não dirija. Assim, todos podem curtir o Carnaval de maneira saudável e sem deixar a festa acabar mais cedo!