Tossir pode ser uma consequência bem ‘chata’ da gripe ou de um resfriado, mas você sabia que ela é importantíssima para a saúde?
Será que a tosse é sempre um sinal de alerta? Algo negativo, uma resposta ‘ruim’ do corpo humano? A Dra. Juliana Kunisawa, pediatra do Vera Cruz Hospital, explicou em vídeo recente compartilhado nas redes sociais o que é a tosse e o quão importante ela é para a nossa saúde (especialmente a dos pulmões).
Confira abaixo um resumo:
Por que tossimos?
“O vírus da gripe inflama as vias aéreas superiores, e essa secreção que se forma quando estamos doentes é naturalmente contaminada pelas bactérias que moram no nosso nariz. Essas bactérias moram lá e não fazem mal para a gente, mas, quando ficamos gripados, por definição, essa secreção torna-se contaminada. A secreção ‘cai’ da região do nariz para a região da garganta, já que há comunicação interna entre essas partes. Então, quando essa secreção contaminada chega na região da garganta, é disparado um sinal bem especial para o nosso cérebro.
Lá no cérebro, temos o centro da tosse e o centro do vômito – é por isso que a gente tosse e vomita, por conta dessa proximidade dos dois centros de comando.
A hora que a secreção contaminada ‘chega’ na região da garganta, nosso cérebro ‘fala’: “Opa! Não é para ficar aí! Pode tossir!“. E por que essa ordem é dada? Para evitar que essa secreção contaminada caia em nossos pulmões e cause pneumonia.
Portanto, a tosse é um reflexo cerebral de proteção do pulmão, ela é o ‘cão de guarda’ do nosso pulmão. Sendo assim, a tosse pode ser ruim, mas por outro lado ela é boa; ela é chata, mas é necessária para a nossa sobrevivência“.
Gostou das informações? Acompanhe outras dicas de saúde no Instagram do Vera Cruz Campinas!