Tireoide: você sabe qual é seu papel no corpo? - Blog - Hospital Vera Cruz

04/07/2023

Tireoide: você sabe qual é seu papel no corpo?

Você sabia que a tireoide desempenha papeis cruciais no funcionamento do nosso corpo? Nossa equipe médica explica!

 

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada na região do pescoço e que produz hormônios que têm um impacto significativo em várias funções do organismo.

Em termos simples, o Dr. Marcelo Miranda, endocrinologista (CRM:105722, RQE: 43170) e membro da equipe do Vera Cruz Hospital, explica as principais razões pelas quais ela é tão importante. Confira!

Hospital Vera Cruz - Blog - Voce conhece a Tireoide - Capa

 

CONHECENDO A TIREOIDE

A tireoide fica na região do pescoço e tem o formato de uma borboleta – ela se assemelha a uma gravata-borboleta, pequenininha, na base do pescoço.

Tireoide é uma glândula endócrina. Isso significa que ela produz um hormônio – aliás, dois hormônios muito especiais, que fazem com que o corpo funcione melhor e dão movimento a todo o organismo. Esses hormônios são o T4 e o T3.

Normalmente, quando a gente pensa na tireoide, perguntamos: você tem tireoide? Mas, na verdade, o que a gente quer saber é se a pessoa tem algum problema na glândula.

 

HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO

Quando a tireoide está funcionando muito bem, ela tem a função de fazer com que vários órgãos funcionem de uma forma mais acelerada. Quando ela funciona mal, o hormônio está deficiente no corpo, e a gente tem o hipotireoidismo. No hipotireoidismo, tudo fica mais lento:

  • o raciocínio fica mais lento,
  • a memória fica mais lenta,
  • a pessoa pode ter um humor deprimido,
  • ela pode ficar mais inchada,
  • pode ganhar peso,
  • ter queda de cabelo e unhas fracas.

De outro lado, existem doenças que fazem com que a tireoide funcione mais rápido, produza mais hormônio. Esse é o hipertireoidismo. No hipertireoidismo, a pessoa…

  • perde peso,
  • fica com o coração acelerado,
  • tem agitação mental – isso também causa mal-estar para o organismo.

 

COMO DIAGNOSTICAR OUTROS PROBLEMAS DA TIREOIDE?

Além disso, a tireoide pode apresentar doenças que não afetam a produção de hormônios necessariamente, mas que alteram a sua anatomia. Esses são os chamados “nódulos“. Os nódulos de tireoide, na grande maioria, são nódulos benignos, mas a gente deve ficar atento e investigar, porque eles podem ter um caráter maligno (raramente). Nesse caso, é necessário fazer uma punção da tireoide, que é uma agulha que vai ser infiltrada dentro da glândula para coleta de material, que depois é levado para análise laboratorial, para que se possa descartar a possibilidade de um câncer de tireoide.

 

AUTOEXAME DA TIREOIDE

É importante que a pessoa faça o autoexame da tireoide. Olhando no espelho, ela faz uma inspeção, engolindo saliva ou um gole de água, para ver o movimento da tireoide. Normalmente, a glândula não é visível. Se houver uma alteração da tireoide, ela vai formar um contorno no pescoço, que deve ser avaliado por um endocrinologista.

Gostou das dicas? Saiba mais novidades sobre saúde e bem estar acompanhando o Instagram do Vera Cruz Campinas!

VERA CRUZ - Botao instagram

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política