Setembro Amarelo: você sabe o que ele significa? - Blog - Hospital Vera Cruz

21/09/2023

Setembro Amarelo: você sabe o que ele significa?

Primeiro conteúdo especial sobre saúde mental para fortalecer a campanha Setembro Amarelo. Acompanhe!

 

Este mês é dedicado a um assunto crucial: a saúde mental. Por isso, vamos tornar a conversa leve e informativa, trazendo uma série de conteúdos especiais.

Em primeiro lugar: o que é o Setembro Amarelo? Confira a seguir os comentários da dra. Karina Barbi, psiquiatra do Hospital Vera Cruz.

Hospital Vera Cruz - Blog - O que significa o Setembro Amarelo - Capa

 

O que é o Setembro Amarelo?

“O Setembro Amarelo é um período do ano em que nós voltamos a nossa atenção para a saúde mental – principalmente a saúde mental nos quadros mais graves, aqueles nos quais as pessoas têm comportamentos auto-lesivos, isso é, com a intenção de tirar a própria vida. Isso demonstra que tais quadros podem ser realmente muito graves, sinais de um sofrimento mental importante.

Vemos, por meio de pesquisas e de grandes organizações, que esse tipo de quadro ocorre no mundo todo, independentemente da etnia, idade ou classe social.

Por isso, é muito importante que nós, profissionais da área da saúde mental, utilizemos esse momento para poder trazer a vocês informações com o sentido de prevenir, de alertar as pessoas para que percebam, seja nelas mesmas, seja em familiares ou amigos, sinais de um sofrimento mental, de uma tristeza, de uma possível depressão, questões que possam vir a se agravar, trazendo maior risco à vida daquela pessoa.

Então, o Setembro Amarelo é um momento em que nós temos para nos atentar, informar e, principalmente, prevenir. A prevenção não é só nossa, dos profissionais – ela tem que ser de todos nós.”

 

VERA CRUZ - Botao instagram

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política