Por que tossimos quanto estamos resfriados ou gripados? - Blog - Hospital Vera Cruz

02/08/2023

Por que tossimos quanto estamos resfriados ou gripados?

Tossir pode ser uma consequência bem ‘chata’ da gripe ou de um resfriado, mas você sabia que ela é importantíssima para a saúde?

 

Será que a tosse é sempre um sinal de alerta? Algo negativo, uma resposta ‘ruim’ do corpo humano? A Dra. Juliana Kunisawa, pediatra do Vera Cruz Hospital, explicou em vídeo recente compartilhado nas redes sociais o que é a tosse e o quão importante ela é para a nossa saúde (especialmente a dos pulmões).

Confira abaixo um resumo:

Hospital Vera Cruz - Blog - Por que tossimos - Capa

 

Por que tossimos?

“O vírus da gripe inflama as vias aéreas superiores, e essa secreção que se forma quando estamos doentes é naturalmente contaminada pelas bactérias que moram no nosso nariz. Essas bactérias moram lá e não fazem mal para a gente, mas, quando ficamos gripados, por definição, essa secreção torna-se contaminada. A secreção ‘cai’ da região do nariz para a região da garganta, já que há comunicação interna entre essas partes. Então, quando essa secreção contaminada chega na região da garganta, é disparado um sinal bem especial para o nosso cérebro.

Lá no cérebro, temos o centro da tosse e o centro do vômito – é por isso que a gente tosse e vomita, por conta dessa proximidade dos dois centros de comando.

A hora que a secreção contaminada ‘chega’ na região da garganta, nosso cérebro ‘fala’: “Opa! Não é para ficar aí! Pode tossir!“. E por que essa ordem é dada? Para evitar que essa secreção contaminada caia em nossos pulmões e cause pneumonia.

Portanto, a tosse é um reflexo cerebral de proteção do pulmão, ela é o ‘cão de guarda’ do nosso pulmão. Sendo assim, a tosse pode ser ruim, mas por outro lado ela é boa; ela é chata, mas é necessária para a nossa sobrevivência“.

 

Gostou das informações? Acompanhe outras dicas de saúde no Instagram do Vera Cruz Campinas!

VERA CRUZ - Botao instagram

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política