Atualização Monkeypox: especialistas sugerem decretar Emergência em Saúde Pública - Blog - Hospital Vera Cruz

21/11/2022

Atualização Monkeypox: especialistas sugerem decretar Emergência em Saúde Pública

Como está a situação da monkeypox no Brasil? Número de casos e óbitos, assim como falta de informação e de estrutura para cuidar da doença, preocupa especialistas.

 

Em setembro, você acompanhou aqui no Blog do Hospital Vera Cruz o nosso Dossiê Monkeypox, trazendo todas as informações que você precisa saber sobre a doença (origens, sinais, sintomas, prevenção e tratamentos). Dois meses depois, como está a situação no Brasil?

Hospital Vera Cruz - Updates sobre a Monkeypox

 

Números da monkeypox no Brasil

Atualmente, o Brasil é o país com o maior número absoluto de mortes confirmadas pelo vírus monkeypox – já são oito. A mais recente foi confirmada pelo Ministério da Saúde em 25 de outubro [1] e ocorreu em Minas Gerais. Tendo em vista estes números, pesquisadores e profissionais de saúde de todo o país se uniram e solicitaram ao Ministério que declare a monkeypox como Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin).

O Brasil é o país com o maior número absoluto de mortes confirmadas pela doença.

O pedido veio em artigo publicado no importante periódico científico The Lancet Regional Health – Americas [2]. Nele, os profissionais destacam diversos problemas que tornam a monkeypox especialmente perigosa por aqui, como:

 

  • Falta de orientação à população, no geral, sobre os riscos da doença;
  • Falta de treinamento específico para monkeypox para profissionais da saúde, o que permitiria reconhecer e isolar precocemente os casos suspeitos;
  • Falta de vacinas e antivirais, em especial em algumas regiões do país;
  • Demora para exames diagnósticos serem realizados e confirmados;
  • Falta de reagentes para realização desses exames;
  • Escassez de locais para testagem de amostras suspeitas.

A decretação de uma Espin pelo Ministério da Saúde – medida defendida pelo artigo – permitiria a utilização mais rápida e simplificada de recursos do fundo emergencial da Saúde para contratação de serviços e equipes, ampliar o acesso a diagnósticos, acelerar a compra de vacinas e medicamentos e treinar profissionais da saúde, assim como produzir peças informativas para a população.

Entenda o que significa decretar uma “Emergência em Saúde Pública”

De acordo com boletim epidemiológico [3] divulgado pelo Centro de Operação de Emergências para Monkeypox do Ministério da Saúde em 15 de novembro, o país apresenta quase 10 mil casos confirmados e mais de 4 mil casos suspeitos de monkeypox. São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maior parte das confirmações – são mais de 4 mil em SP e mais de mil no RJ. Até o momento, o número de óbitos pela doença (confirmados ou com suspeita) é de 05 no Rio de Janeiro, 03 em Minas Gerais e São Paulo, e 01 em Mato Grosso.

 

O que fazer para me proteger contra a monkeypox?

Em primeiro lugar, pessoas diagnosticadas com a doença devem permanecer em repouso e em isolamento, já que se trata de uma doença contagiosa. Evite o contato com pessoas e com animais de estimação. Separe roupas, toalhas e lençóis, para que não sejam utilizados por outros ou sejam lavados junto com peças de pessoas não-infectadas. Não use lentes de contato e evite tocar os olhos, para que não haja contaminação.

Hospital Vera Cruz - Blog - Dossie Monkeypox - Sinais e Sintomas

Para a população em geral, orienta-se maior cuidado com contatos físicos com outras pessoas, especialmente em relacionamentos mais íntimos (como os sexuais). É fundamental conversar com parceiros e parceiras sobre quaisquer problemas de saúde ou alterações observáveis de pele. Em caso de suspeita, procure um serviço de saúde e siga as orientações de prevenção e tratamento.

Saiba mais sobre a doença e tire suas dúvidas sobre a monkeypox em nosso Dossiê.

 

Para saber mais

  1. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-10/brasil-tem-oitava-morte-por-variola-dos-macacos-confirmada
  2. Gadelha PS, Spara L, Nogueira MF, Araújo JEB, Júnior JG, Macedo APDS, Oliveira BF, de Araújo LM, de Assis PCP, Neto MLR. Monkeypox: A public health emergency in Brazil. Lancet Reg Health Am. 2022 Sep 23:100375. doi: 10.1016/j.lana.2022.100375. Epub ahead of print. PMID: 36249075; PMCID: PMC9534128.
  3. https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svs/resposta-a-emergencias/coes/monkeypox/atualizacao-dos-casos/card-situacao-epidemiologica-de-monkeypox-no-brasil-no106/view
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política