Climas frios são mais propícios a doenças respiratórias – você sabe diferenciar os tipos e como se cuidar?
Doenças respiratórias podem ser causadas por vírus ou bactérias. Embora apresentem sintomas semelhantes, há diferenças importantes entre elas. Em vídeo recentemente publicado nas contas sociais do Vera Cruz Campinas, a Dra. Vera Rufeisen, infectologista, explica como distinguir e tratar cada uma dessas doenças.
Acompanhe um resumo a seguir.
Qual a diferença de uma infecção viral para uma bacteriana?
Infecções virais
“Os quadros virais tendem a ser mais leves, com pouca secreção, clara e hialina, e são autolimitados. Em algumas situações – como nos extremos de idade, crianças, pessoas com comorbidades e idosos -, pode ser necessário o uso de uma terapêutica antiviral”.
Infecções bacterianas
“Já as infecções bacterianas tendem a ser mais graves, com presença de tosse produtiva, com expectoração esverdeada. Nessa situação, é indicado o uso de antimicrobiano. Você deve passar pela avaliação do seu médico, e ele irá prescrever uma terapêutica antimicrobiana”.
Proteção no inverno
“Nesta época de inverno, é importante salientar que nós devemos ficar em espaços arejados, com lugares bem ventilados, para evitar a aglomeração de pessoas com infecções respiratórias. Devemos manter hidratação abundante e nos alimentar adequadamente. Dessa forma, conseguimos evitar as principais infecções.
Ah, e não devemos nos esquecer das imunizações – contra a gripe e contra a pneumonia – quando indicado”.
Gostou das informações? Acompanhe outras dicas de saúde no Instagram do Vera Cruz Campinas!