Nefrologista do Vera Cruz Hospital traz fatos, dicas e curiosidades sobre pedras nos rins, para que você possa cuidar melhor da sua saúde.
Se você tem dúvidas sobre como cuidar da saúde dos seus rins, acompanhe a seguir os comentários do Dr. Rodrigo Dias de Meira, nefrologista do Vera Cruz Hospital. O especialista traz cinco importantes dicas para evitar o surgimento das temidas ‘pedras’.
Como evitar pedras nos rins?
Dica 1: o segredo mais conhecido
“A primeira maneira de evitar pedras nos rins, essa eu tenho certeza que você já conhece, já que todo mundo fala dela: é beber água. Mas quanta água beber? Isso varia um pouco de pessoa para pessoa. No geral, é importante ingerir água o suficiente para que você urine pelo menos 02 litros por dia.”
Dica 2: o segredo menos conhecido
“A segunda maneira – e essa você talvez não conheça – de evitar pedras nos rins é perder peso. Os fatores metabólicos que a obesidade gera no organismo favorecem a formação de pedras. Se você mantiver um peso dentro do ideal, isso ajuda a promover a boa saúde renal.”
Dica 3: cuidado com o sal
“Um terceiro fator é a ingesta de sal. Quanto menos sal você ingerir, mas fácil para o corpo diminuir a formação de pedras. Lembrando que estamos falando de sal, mas não é somente o sal de cozinha; lembre-se que há outros alimentos que contêm bastante sal e dos quais eventualmente a gente esquece.”
Alguns alimentos ricos em sódio são carnes processadas, peixes em conserva, vegetais em conserva, queijos, temperos e sucos em pó.
Dica 4: alimentação
“Uma outra maneira de prevenir as pedras é aumentar a ingesta de frutas e vegetais, principalmente alimentos que são ricos em potássio.”
Alguns alimentos ricos em potássio são: banana, batata (doce e inglesa), abóbora, folhas verde-escuras (couve, espinafre, brócolis etc), feijão, iogurte e peixes, como atum, linguado e salmão.
Dica 5: e o cálcio?
“Uma outra dica importante: a maioria dos cálculos renais é formada de cálcio, mas isso não quer dizer que você deva diminuir a ingesta de cálcio – pelo contrário. Você deve manter a ingesta de cálcio normal, mesmo tendo a formação de cálculos.”
Gostou das informações? Acompanhe outras dicas de saúde no Instagram do Vera Cruz Campinas!